domingo, 21 de novembro de 2010

Who said that?

Morning folks,

Quando retomei meus estudos de inglês, esbarrei num assunto que deveria estar claro para mim na época, visto que já havia estudado pelo menos até o nível intermediário. Que nada! Tem assuntos que parecem assombração, pois todas as vezes que nos deparamos com ele, nos espantamos.

Perceberam o título do post? É sobre isso que vamos bater um papo hoje. Gramática, é , nem sempre é possível fugir dela, mas só até o ponto de entender algumas colocações, ok? Não precisa comer livros de gramática para aprender inglês, ser fluente. Mas se você não foi ensinado desde criança como se expressa em alguns momentos, e você encontra frases como a do nosso post, então é sempre bom esclarecer.

Quem já tem um pouquinho de conhecimento da língua inglesa, sabe que em frases interrogativas um verbo auxiliar (is, are, am, do, did, etc) é necessário na construção. Mas será que isso acontece todas as vezes?

Bom, acho que vocês acabaram de perceber que não, certo? Então vamos destrinchar a frase do post: WHO SAID THAT?

Traduzindo: QUEM DISSE ISSO? Vamos responder: EU DISSE ISSO.

Nessa frase o sujeito da ação sou EU, certo?
Lembrem-se que para achar o sujeito da frase fazemos a pergunta antes do verbo. Verbo dizer. Então ficaria assim--> quem disse? Sujeito: EU.

Porém o verbo dizer pede um complemento que é o que vem após o verbo, chamado de objeto.
Então a pergunta ficaria assim--> disse o quê? Objeto: ISSO.

A diferença está aí. Vamos inverter a pergunta agora, fazendo com que a resposta seja o objeto. WHAT DID YOU SAY?

O QUE VOCÊ DISSE? Vamos responder: ISSO.

Perceberam agora? Tivemos que usar o auxiliar DID nesse caso, pois a resposta refere-se ao objeto da frase (ISSO) e não ao sujeito (EU).

Ufa, estamos chegando lá. Então na sentença do post who said that? não usamos auxiliar, pois quando a resposta for o SUJEITO da oração, o auxiliar não entra na jogada.

Mais alguns exemplos para ficar claro:

What gives you hope? Education gives me hope.
Who took the money from my wallet? John took it.
What happened? Nothing happened.

Todas as questões aqui pedem o sujeito da ação, por isso não usamos nenhum auxiliar na pergunta.

What do you like doing? I like reading books.
Who is your favorite singer? My favorite singer is Paul Simon.
What did she major in? She majored in economics.

Por outro lado, todas as questões aqui pedem o objeto da ação, por isso temos que usar um auxiliar na construção das sentenças.


All righty guys,

That's all for today,

I hope that helps!

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...