quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quando um não quer, dois não brigam!

Hi everyone, what's up?

Vamos direto ao trocadilho de hoje.

"One person can keep a fishing line clear, but it takes two to tangle." [Uma pessoa pode manter uma linha de pescar desembaraçada, mas são necessárias duas para embaraçá-la.]

Esse trocadilho brinca com a palavra tangle [emaranhado, emaranhar, embaraçar] cujo som é idêntico a tango. The tango, a dança. ;-)

It takes two to tango é um provérbio cuja versão brasileira seria "Quando um não quer, dois não brigam". Se você é do tipo que gosta de brigar, vai precisar que a outra parte também esteja disposta. Caso contrário você vai ficar falando sozinho. Da mesma forma, para dançar o tango, são necessárias duas pessoas. A não ser que você esteja treinando com um cabo de vassoura..Ha ha.

A versão em inglês, além do sentido mencionado, também está ligada a qualquer atividade que exige duas pessoas para que o objetivo seja atingido. Outra aplicação desse provérbio seria no contexto de quando algo dá errado nenhuma parte é completamente inocente. Ou em um acordo em que ambas as partes devem consentir para que funcione. Também quando ambas as partes são completamente dependentes uma da outra. E por último pode estar ligado à infidelidade, pois somente acontecerá se duas pessoas estão dispostas a cometer a infidelidade.

Mais alguns exemplos:

When domestic violence occurs, they reason that it takes two to tango.
The doctors shouldn't take all the blame, cause it takes two to tango.
Though she cheated on her husband, she's not the only one to blame. It takes two to tango.
You're not completely innocent in the arguments between you and your sister. It takes two to tango.

Essa expressão ficou popular em 1952 quando uma música composta por Al Hoffman - Takes Two To Tango ocupou por 17 semanas o sétimo lugar nas paradas de sucesso da Billboard. [Para saber mais sobre a Billboard magazine].

Abaixo uma versão bem bacana na voz de Aretha Franklin e Ray Charles.

Enjoy! "Takes two to tango, two to tango, two to really get the feeling of romance."

Ou a mais tradicional, tão legal quanto: Pearl Bailey - Takes two to tango

Bye for now,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...